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como montar um prato VEGAN?

Publicado por Detox Market em 22/06/2017

 Alimentos habitualmente presentes numa dieta vegana -> de forma a ser completa e equilibrada, a alimentação vegetariana poderá incluir os seguintes grupos de alimentos:

· Frutas, verduras e legumes

· Bebida vegetal a base de soja, cereais ou de oleaginosas (castanhas, amendoas)

· Leguminosas e derivados, algas – leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas), derivados (tofu, miso), algas

· Cereais e tubérculos – arroz, trigo, centeio, milho, quinoa, aveia e produtos derivados (pão, tostas, bolachas, massas, flocos de cereais) – de preferência integrais - e batata

· Oleaginosas e sementes – amendoim, noz, amêndoa, caju, chia, linhaça, gergelim

· Gorduras - azeite e óleos vegetais, creme vegetal

As escolhas alimentares deverão privilegiar alimentos locais e respeitar a sazonalidade dos produtos vegetais, ajudando a preservar desta forma a sustentabilidade ambiental e económica.

Como elaborar um prato vegano è o prato principais deve conter cereais (arroz, milho, trigo – massas, pães), feijões (de qualquer tipo, incluindo ervilha, grão-de-bico e lentilha), verduras, legumes e frutas. Tudo isso é facilmente encontrado em qualquer supermercado.

Procure elaborar seus pratos principais com metade de hortaliças (verduras e legumes), 1/4 de cereais e 1/4 de leguminosas. Essa proporção costuma ser bastante adequada.

Esta é apenas uma sugestão para uma refeição vegana (almoço/jantar), caso esteja pensando em mudar o seu padrão alimentar e virar vegan procure uma nutricionista que trabalhe com esse tipo de dieta para que ela possa te orientar nesta transição.

Mas vale lembrar que refeições veganas fazem muito bem a saúde, desde que sejam balanceadas e contribuem para a preservação do meio ambiente. A população brasileira tem uma dieta HIPERPROTEICA o que não é bom para saúde pois sobrecarrega o sistema renal, fazer algumas refeições veganas na semana é uma ótima idéia. 

Fizemos alguns posts com sugestões de documentários incríveis para vc assistir:

COWSPIRACY

FOOD MATTERS

Que demais esse prato vegano super rico em nutrientes:  grão de bico, quinoa, húmus, batata doce roxa, avocado, pepino, cenoura, couve de bruchelas, cebola roxa, tomate + sementes de girassol. Vou preparar um desses para mim !!! Faça vc também =)